Receba nosso newsletter:



Preencha com seu e-mail para receber os informativos periódicos da Esfera Gestão


Eficiência X Eficácia

Tema: Eficiência e Eficácia


Suponha que o Gerente Publicitário de uma empresa de cartão de crédito tem planos para aumentar o número de associados que se beneficiam com o cartão oferecido.

Procurando atingir um público que pode adquirir o cartão, ele elabora um material que será remetido pelo correio a centenas de residências. Visando comunicar a existência do cartão, as vantagens que este oferece e os benefícios para o associado, elabora uma carta e prospectos contendo fotos e desenhos coloridos. Tudo feito utilizando recursos de computação gráfica.

Centenas de correspondências com esse material são remetidas. É esperado um aumento no número de associados em torno de 4% em dois meses.

Passado esse período de dois meses, verificou-se que o número de associados subiu apenas 1,5%. A idéia da emissão deste material via correio não foi bem sucedida.

Observamos que o gerente, no momento em que elaborou a carta e os prospectos fez um excelente trabalho. Havia clareza de comunicação, ilustrações e fotos expositivas que complementavam as informações. Utilizou-se de papel metalizado com impressões em fotolito. Um trabalho de boa qualidade, porém a idéia não atingiu o objetivo almejado, que seria alcançar 4% no índice de aumento de associados.

Diríamos que o Gerente Publicitário foi eficiente, porém não foi eficaz. Ao montar a carta e os prospectos, realizou uma boa tarefa, “fez tudo certo.” Apesar do material apresentar boa qualidade, não foi uma idéia que conseguiu atrair o número desejado de novos associados, não atingiu o objetivo.

A idéia do envio dessa correspondência não foi a “coisa certa a ser feita” a fim de conseguir 4% de aumento no número de associados. Uma idéia melhor poderia ser, talvez, fazer anúncios em revistas, jornais, televisão e etc.

Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade.
Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente o resultado esperado.

Ao elaborar um material excelente, o gerente foi eficiente, mas este trabalho não alcançou os resultados esperados, então não foi um trabalho eficaz.

Eficiência é fazer alguma coisa correta, sem muitos erros.

Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera. É “fazer a coisa certa,” ou seja, a coisa que leve ao resultado almejado.

Um administrador, no decorrer de suas atividades, deve alcançar ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia. Primeiro seu trabalho deve alcançar o que se espera, os objetivos almejados e o trabalho não deve conter erros em demasia. Deve estar o mais correto possível.

Se o administrador é eficaz mas não é eficiente, ou seja, faz o trabalho certo para alcançar uma meta, mas esse trabalho apresenta diversos erros, então os objetivos têm chances remotas de serem alcançados.

Se o administrador é eficiente mas não é eficaz, ou seja, não realiza um trabalho que levará ao alcance das metas e faz esse trabalho com o mínimo de erros, então os objetivos nunca serão alcançados.

A eficácia é primordial e imprescindível ao administrador, e a eficiência é desejável. O administrador que é eficiente porém não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem chances remotas de atingir bons resultados.

Por fim, o administrador que é eficiente e eficaz, muito dificilmente deixará de obter os resultados positivos.


Imprimir Comente Enviar este artigo

voltar

© Copyright 2006 Esfera Gestão todos os direitos reservados
Design e produção: Netpoint Webstudio

Rua Três Irmãos, 201 cj. 121 São Paulo SP Brasil
Tel./Fax.: 55 (11) 3722-1972